Face-logo2             logo-youtube-semfundo   

banner-siteaquarius

Ondas Cerebrais Beta, Alpha, Theta e Delta

Escrito por carla. Posted in Artigos

Conhecendo como funcionam as Frequências de Onda Cerebral , como acessá-las e como obter os melhores benefícios para sua saúde e atividades da vida diária.

ondas-1Ondas Beta: É o estado como você se encontra agora, o máximo da mente consciente. Um ritmo rápido e irregular de 13 ou mais ciclos por segundo ou (Hertz). Alterações como medo, stress e ansiedade podem elevar esse índice até 60 ciclos por segundo (Hertz), ou mais, gerando um estado de frequência alterado e consequentes doenças psicossomáticas.

É um estado de mente agitada de uma pessoa comum, mas que permite a solução de problemas intelectuais e psicomotores que exigem elevada concentração como o trabalho, esportes, estudos, etc.

A elevação e alteração frequente desse estado promove a geração distúrbios psicossomáticos e físicos, pois são determinantes na regulação das funções do sistema cardíaco e sanguíneo. Pode desencadear processos de insônia, stress, ansiedade elevada, pânico, fobias e processos disfuncionais com relação ao metabolismo, pressão arterial, tensão muscular, respiração, problemas circulatórios, hormonais, hipertensão e arritmias cardíacas. Todos considerados processos degenerativos, ou seja, caminho contrário à saúde e vitalidade.

Doenças Psicossomáticas: As doenças psicossomáticas surgem como consequência de processos psicológicos e mentais do indivíduo desajustados das funções somáticas e viscerais e vice-versa. Caracterizam-se as possibilidades de distúrbios de função e de lesão nos órgãos do corpo, devido ao mau uso e ao efeito degenerativo, e descontroles dos processos mentais. Diferenciam-se neste ponto das doenças mentais, em que o mau desempenho não é opcional.

Ondas Alpha: é a onda muito mais lenta, vão de 7 a 12 Hertz. É estável e rítmica, com mais amplitude e mais energia. É emitida pelo cérebro durante o sono e no estado mental de serenidade. São bem mais baixas que as ondas Beta e podem ser utilizadas para organizá-las. As ondas Alpha referem-se ao todo, enquanto as Beta referem-se às partes.

Quando você está sob muito stress, os dois hemisférios do seu cérebro não trabalham coordenadamente. Quando você está mais tranquilo ocorre a integração e eles funcionam sincronizadamente, você obterá mais chances de sucesso com relação a sua vitalidade e nas suas atividades.

ondascerebrais-1O CEO do nosso cérebro é o lóbulo frontal, que não interage diretamente com o exterior, mas recebe informações dos nossos sentidos e coordena uma saída adequada de estímulos. O que equilibra a eficiência desse nosso CEO são as ondas Alpha. Sob stress, ocorrerá justamente o contrário – downshifting, o sistema sensorial do cérebro interage apenas com o sistema motor e vice-versa, perdendo contato com o CEO. Você ativa o seu modo Reativo, o lado mais animal de suas funções.

Em ondas Alpha, embora a mente esteja tranquila e equilibrada, ela não está fraca ou passiva; está serena e alerta. Durante a meditação e o relaxamento, as ondas cerebrais são imediatamente transformadas, passando do ritmo acelerado de Beta para o ritmo tranquilo de Alpha. E, com a concentração contínua no mantra, o nível de energia de ondas alfa aumenta.

 

O nosso cérebro é maravilhoso...é como se tivéssemos uma Ferrari na cabeça, e utilizássemos apenas um Fusca com o freio de mão puxado. Sem contar a capacidade que temos de agregar ao mau uso, alguns acessórios, como tensão, drogas, álcool, alimentação pouco saudável e o celular, cuja frequência varia de 850 a 1900Mhz (Megahertz).

Ondas Theta: Na Meditação profunda e no relaxamento profundo as ondas Alpha são gradualmente transformadas em ondas ondas2mais lentas e poderosas, de ritmo Theta , entre 4 e 7 Hertz. Você está em estado de sonolência, mas ainda em consciência, embora em baixa frequência ou hipnose profunda.

Nesse estado Theta de superconsciência, a mente é inundada, como foi comprovado pelos cientistas, com insights criativos e alegria interior, como se estivesse no limiar da Consciência Cósmica.

Quanto mais baixa é a frequência em estado de consciência, maior é a energia mental. Quanto mais diminui a fronteira entre a mente consciente e a subconsciente, mas você se aproxima da Sabedoria Infinita, do Eu Superior e da Mente Cósmica. É o estado da Co-criação.

É também considerada a onda do sono com sonhos. Uma onda que possibilita insights e tem muita força criativa. Elas retém memórias e sensações, e governa nossas atitudes, comportamentos e crenças. Elas são produzidas pela mente subconsciente. Elas estão presentes antes de adormecer e ao acordar de um sono profundo.

Aqui é o lugar de armazenamento de nossa inspiração, criatividade, como também material psicológico reprimido. É a onda das experiências mais elevadas e esclarecedoras e o "lugar zero", aquele que, num processo de cura, deve ser acessado na mente porque proporcionará a transformação do Ser através da cura do corpo e da mente.

Ondas Delta: Acontece em alguns momentos de sono profundo.

ondas-3É uma onda de variação lenta e de menor frequência, entre 0,1 e 4HZ. Esta associada com a meditação profunda e com o sono profundo. Algumas frequências na faixa Delta liberam o hormônio do crescimento humano, o HGH, que é muito benéfico para a regeneração e cura.

Uma onda Delta é ótima para acessar o inconsciente, onde a intuição pode aflorar facilmente. Os programas de utilização de frequência sonora que contém Delta são ideais para o sono, a recuperação física e mental e a meditação profunda.

Nesse estado, o nível de energia aumenta e o êxtase interior torna-se cada vez mais intenso e a mente se aquieta. O praticante da meditação transcende o limite de espaço e de tempo e mergulha na paz do Ser interior.

Desse modo, durante a meditação, através da contínua vibração do mantra, as ondas cerebrais gradualmente se tornam mais lentas, mais sutis e a mente funde-se à Consciência Suprema no interior de cada um, atingindo estados de êxtase, contentamento e paz profunda. É a meta do yoga: o estado de Samadhi, a união com Deus.

 

 

Música para Meditar - Frequência Schumann

 

 

 

Inscreva-se em nosso Canal no Youtube. Mais de 300 entrevistas!

1youtubee