Face-logo2             logo-youtube-semfundo   

banner-siteaquarius

WWOOF: Agricultura Biológica + Viagem de Conhecimento

 

fazenda-textoWorld-Wide Opportunities on Organic Farms (WWOOF), Oportunidades Mundiais em Agricultura Biológica é uma rede de organizações nacionais que promovem o trabalho de voluntariado em quintas ecológicas de todo o mundo.

A associação começou em 1971 na Inglaterra com o significado Working Weekends on Organic Farms - Trabalhando aos fins-de-semana em quintas ecológicas. Sue Coppard, uma secretária que trabalhava em Londres, quis dar a conhecer aos seus colegas de trabalho, provenientes de um meio urbano, como era a vida no meio rural e em que consistia a agricultura biológica.

Assim iniciou a WWOOFF, organizando visitas de gente urbana com interesse de ajudar e contribuir como voluntario em propriedades orgânicas. Hoje, WWOOF é uma organização mundial, com presença em mais de 99 países e milhares de viajantes e propriedades afiliadas.

As propriedades afiliadas a WWOOF recebem jovens viajantes do mundo que querem aprender fazendo e participando. Os viajantes ajudam com os trabalhos diários na propriedade, e os anfitriões hospedam e alimentam aos viajantes, dessa forma realizam um intercâmbio de conhecimentos e cultural que beneficia a todos.
Apesar de existirem organizações nacionais WWOOF em muitos países, existem outros em que as quintas se encontram agrupadas na WWOOF Independents. Todas as organizações reconhecidas na WWOOF mantêm padrões semelhantes e trabalham conjuntamente para promover os ideais de ecologismo e vida saudável.

COMO FUNCIONA

A WWOOF tem por objetivo dar a hipótese a voluntários para que se familiarizem com métodos de agricultura biológica, por exemplo, a permacultura, bem como proporcionar a experiência de viver no meio rural, num país com uma cultura e costumes diferentes.

É barato porque você mora com seu host e tem acomodação e comida grátis. Em troca, trabalha por cerca de 4 a 6 horas por dia, ajudando com as tarefas do dia a dia, que podem incluir cortar lenha, cuidar do jardim, remover ervas daninhas, ordenhar vacas, fazer vinho, pão e queijo e mais um monte de tarefas.

O papel das organizações WWOOF é proporcionar o contacto entre os voluntários e os donos das quintas. Intervém se ocorrerem problemas e ajuda no esclarecimento de dúvidas ou de algum tema de interesse entre a organização acolhedora e os voluntários. As quintas devem proporcionar um ambiente acolhedor e fornecer experiência em métodos de agricultura biológica, devendo os voluntários estar dispostos a aprender as tarefas diárias do campo.

Os voluntários (WWOOFers) não recebem um pagamento em dinheiro, mas em alimentação, alojamento e oportunidades de aprendizagem. Os WWOOFers podem variar desde estudantes de férias até pessoas interessadas em conhecer o funcionamento da agricultura ecológica para criar a sua própria quinta ou horta biológica. Algumas quintas aceitam crianças quando acompanhadas pelos seus pais, devem contudo informar-se antecipadamente junto da quinta em questão se as mesmas poderão participar.

A duração da estadia é negociada entre você e o host, sendo que a maioria das pessoas fica por uma ou duas semanas.
As quintas podem variar desde um pequeno jardim privado até grandes quintas comerciais.

WWOOF BRASIL

Face-logo2Ao aderir WWOOF Brasil você conhece a lista de fazendas membros onde você pode ficar de uma semana a vários meses. As fazendas listadas na WWOOF Brasil são parte de um esforço mundial para promover o conceito de agricultura orgânica, agricultura sustentável e os hábitos de consumo responsáveis. Além de aprender sobre a agricultura orgânica, você também pode aprender sobre a ecologia e cultura local ficando a conhecer pessoas interessantes e divertidas.

Tarefas diárias em fazendas membros podem incluir a colheita, preparação do solo para o plantio, ordenha, limpeza canetas, cavando trincheiras e cercas manutenção e tal. Cada fazenda tem suas próprias tarefas, regras e horários. Por favor, obter mais informações diretamente com as fazendas que estão interessados em trabalhar.

www.wwoofbrazil.com

 

OUTROS PAÍSES

WWOOF Argentina
www.wwoofargentina.com

WWOOF Belize
www.wwoofbelize.com

WWOOF Colombia
www.wwooflatinamerica.com/page/join-wwoof-colombia

WWOOF Chile
www.wwoofchile.cl

WWOOF Costa Rica
www.wwoofcostarica.org

WWOOF Ecuador
www.wwoofecuador.com

WWOOF Guatemala
www.wwoofguatemala.com

WWOOF Mexico
www.wwoofmexico.com

WWOOF Peru
www.wwoof-peru.com

WWOOF Venezuela*
www.wwooflatinamerica.com/page/join-wwoof-venezuela


 

Inscreva-se em nosso Canal no Youtube. Mais de 300 entrevistas!

1youtubee