Face-logo2             logo-youtube-semfundo   

banner-siteaquarius

Era de Aquário, Jovens em Destaque Absoluto

detectar-cancer-1

 

Anualmente, a Feira Internacional de Ciências e Engenharia (Intel ISEF) revela futuros talentos e descobertas. Em 2012, uma pesquisa em especial chamou a atenção dos jurados: uma técnica que detecta precocemente o câncer pancreático, de ovário e pulmão.

Jack se debruçou sobre o tema específico do câncer pancreático, porque um amigo de seu irmão morreu por causa da doença.

 

 

"Fiquei interessado pela descoberta precoce, fiz uma tonelada de investigações e tive essa ideia."

detectar-cancer-2

 

O sensor criado pelo adolescente pode testar urina ou sangue e, se o resultado for positivo para a proteína mesotelina, indica que o paciente tem câncer no pâncreas. A tira de papel utilizada, muda conforme a quantidade da proteína no sangue e isso pode, de acordo com Andraka, detectar o câncer antes mesmo dele se tornar invasivo.

A técnica é 168 vezes mais rápida, 90% mais precisa, 400 vezes mais sensível e 26 mil vezes mais barata que as utilizadas atualmente. O custo é de três centavos de dólar e o resultado chega em menos de cinco minutos.

 

 

 

É crucial detectar esses tipos de doença em seus estágios iniciais, pois as probabilidades de vida são muito maiores — explica.

O prêmio de US$ 75 mil, arrematado pelo garoto, será utilizado para custear a faculdade. Andraka está, ainda, com um pedido pendente de patente e considerando abrir a sua própria empresa.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), pelo fato de ser de difícil detecção, o câncer de pâncreas apresenta alta taxa de mortalidade, por conta do diagnóstico tardio e de seu comportamento agressivo. No Brasil, é responsável por cerca de 2% de todos os tipos de câncer diagnosticados e por 4% do total de mortes por essa doença.

Mas essa invenção não foi sorte de principiante. Jack, que adora ciência, já inventou outras coisas. "Antes disso eu estava no meio ambiente. Há alguns anos detectei poluição na água com uma bactéria brilhante."

 

Inscreva-se em nosso Canal no Youtube. Mais de 300 entrevistas!

1youtubee